Alunos e colegas, bem vindos ao nosso blog !

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Aula de educação patrimonial na Ponte dos Jesuítas!

        Em 1º de abril, alunos da turma 1801 da E.M. Ponte dos Jesuítas, participaram  junto ao histórico monumento Ponte dos Jesuítas, de uma aula sobre a história da Fazenda Jesuítica de Santa Cruz, da Missão Jesuítica no Brasil e de Educação Patrimonial.



      Os alunos da turma 1801 participaram ativamente da aula levantando questões sobre o monumento histórico Ponte dos Jesuítas e sobre a importância de conhecermos, divulgarmos e preservarmos os monumentos históricos e culturais.


 




Prof. Antonio carlos B. Suzano

Nossa participação na Oficina Uso ético e responsável da Internet !

         Professores de escolas públicas e voluntários do projeto Amigos da Escola participaram no dia 25 de março, da Oficina de Uso Ético e Responsável da Internet, promovido pela Safernet em parceria com o Ministério Público Federal do Rio de Janeiro (MPF-RJ). Todos nós participantes da capacitação, recebemos um Kit pedagógico para utilizarmos em salas de aula.
         O destaque da oficina dinamizado por Rodrigo Nejm, da  ONG Safernet, foi que “a Internet não deve ser o alvo do combate aos cibercrimes e proibir o uso não educa nem previne”. Salientou ainda que é preciso combater o uso irresponsável e criminoso que as pessoas fazem dessa importante tecnologia.  Nós aqui na E.M. Ponte dos Jesuítas, estamos trabalhando em sala de aula com o kit pedagógico da oficina e o alunos participam com a confecção de desenhos em quadrinhos com situações de riscos e dicas de prevenção. A pertinência do assunto nos faz estar sempre comentando em sala de aula os cuidados que precisamos ter a cada dia  para estarmos seguros no uso da internet. Algumas questões que estamos discutindo em sala:
  • Será que uso a Internet com segurança?
  • Será que meus amigos estão seguros quando usam a Internet?
  • O que preciso saber para evitar sofrer algum dano na Internet?
  • O que são os Cibercrimes? Como posso me proteger?
  • Há perigos especiais para crianças na Internet?     
  •  Usar Internet na Lan House é mais perigoso do que em outros lugares?
Prof. Antonio Carlos B. Suzano